Thursday, November 3, 2011

Afinal, o que é "Mundo"?

Nas igrejas é muito utilizado os termos "o Mundo está entrando na igreja!", "não amem o Mundo!" e muitas vezes nos deparamos com a seguinte pergunta: afinal, o que é "Mundo"?
Na Bíblia Sagrada encontram-se três definições de mundo, que esclarecerão esta duvida tão decorrente de nosso dia-a-dia.
A primeira descrição de mundo está em Gênesis 1:1, onde diz:
"No princípio criou Deus os céus e a terra."
Neste versículo vemos algo óbvio, que Deus criou o mundo. Mas, se Deus criou o mundo, devemos amá-lo por ser criação dEle, pois o mundo, como descrito acima, é o planeta Terra incluindo o solo, os animais, as águas, o ar... ou seja, toda a criação divina de Deus.

Já a segunda descrição encontramos em um dos versículos mais conhecidos, que está no livro de João, capítulo 3, versículos 16 e 17, que diz:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."
Deus amou o mundo, ou seja, as pessoas, para que estas fossem salvas por meio do Cordeiro crucificado para sarar o pecado da população de todas as épocas até o fim. Esta é a segunda descrição, o mundo como sendo as pessoas.

Agora, quando se trata da terceira descrição, utilizaremos como base os versículos 15 e 16 do livro de 1 João, capítulo 2, onde está escrito:

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo."
Esta é a descrição de mundo utilizada nos dizeres que destacamos no incio do post, o mundo como o pecado. Este é o mundo que não devemos amar e nem deixar entrar na igreja (tanto a igreja, templo, como a igreja, nós, que iremos subir aos céus), o pecado, pois o pecado não veio de Deus e por Deus ele é tirado pela raiz.

Não deixemos que o pecado entre em nossas vidas, que os desejos que não vêm de Deus, os quais o Espírito Santo incomoda que são errados, prevaleçam, mas sejam combatidos pela fé no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

No comments:

Post a Comment